Project Builder - Software de Gestão de Projetos

Entenda quais os princípios da ética profissional

por em Carreira
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Hits: 894
  • Increver-se para receber atualizações
  • Imprimir
894

 

Quando você pensa em ética profissional, certamente uma pessoa que vem à sua mente! Alguém que tem como valores a honestidade, a integridade e o respeito ao próximo como exemplos de sua conduta, não é mesmo?

Todos nós somos co-criadores da nossa própria realidade, seja no ambiente em que vivemos, seja no local em que escolhemos para trabalhar. Nossas atitudes constroem uma imagem ou reputação que influenciam o nosso entorno, para o bem ou para o mal. Acompanhe o nosso post e entenda como isso está ligado à ética profissional!

O que significa ética profissional?

A ética pode ser entendida como o conjunto de valores e princípios que estabelecem modelos de conduta e de pensamento, objetivando conduzir nossas atitudes comportamentais, de acordo com a sociedade em que vivemos. No ambiente profissional, a ética se especifica, à medida que influência nossos posicionamos diante das situações cotidianas enfrentadas no trabalho.

A ética profissional busca estabelecer relações fortes, justas e autênticas com os colegas de trabalho, com a chefia e com os subordinados. Isso cria um ambiente sadio, favorável ao bem-estar de cada um, no qual o cultivo do respeito e do desenvolvimento, se tornam as bases do trabalho.

Qual a importância de atitudes éticas no trabalho?

É muito importante, pautarmos nossas ações pensando na totalidade, seja da empresa, seja das pessoas que se relacionam com a empresa. Atitudes egoístas não são admiradas e mantidas em um ambiente, tão concorrido, como o mercado de trabalho.

Ao construir relações de qualidade com nossos colegas, líderes e clientes, estamos construindo um ambiente profissional sério, comprometido e ao mesmo tempo leve. Um local respeitável e prazeroso para trabalhar e exercer as nossas atividades.

Pessoas eticamente profissionais assumem a responsabilidade pelos seus atos, pelos seus erros e seus acertos. São protagonistas de seu próprio desenvolvimento e, com tal objetividade, mais facilmente conquistam posições de confiança e sucesso em suas vidas e carreiras. São pessoas que respeitam os seus limites e os do outro, zelam pelo ambiente e equipamentos da empresa, contribuem para o rendimento e desenvolvimento da equipe.

Como aplicar a ética ao trabalho?

A todo tempo, somos colocados diante de acontecimentos, nos quais, nossos valores éticos são postos à prova. Independentemente da sua área de atuação, algumas profissões possuem, inclusive, seus próprios Códigos de Ética, respeitar as regras de conduta favorecerá o trabalho em equipe e um crescimento de toda a organização. Veja alguns exemplos de atitudes éticas.

Seja honesto

Falar abertamente sobre suas falhas ou impossibilidade de assumir determinadas tarefas é fundamental para o grupo. Ao assumir a responsabilidade pelo erro, você evita dúvidas sobre seu caráter, além de não responsabilizar outras pessoas por aquilo que elas não têm culpa. Além disso, ser honesto em relação à atrasos e não conclusão de algum projeto é fundamental para não desencadear um desequilíbrio na atividade de algum outro colega.

Seja íntegro

Característica semelhante à honestidade, integridade diz respeito a ser transparente e agir, de tal modo que, toda a sua vida seja um exemplo em relação a atitudes, escolhas e posicionamento moral. É agir de forma reta, sem deixar margem para desconfiança, sempre honrando seus compromissos.

Seja comprometido

Ao ser contratado, você assumiu uma posição na empresa se comprometendo a realizar uma série de atividades, de acordo com sua nova função. É dever do colaborador oferecer o melhor ao entregar qualidade, agilidade e presteza nos serviços realizados. Estar envolvido, plenamente, com o que nos propomos, favorece todo o trabalho, o crescimento do setor e da organização. 

Seja sigiloso

Em uma empresa existem dados, informações e operações que sabemos, em função do cargo exercido, para podermos agir em nome da empresa, ou simplesmente para realizar nosso trabalho. Porém, nenhum profissional tem o direito de usar, em benefício próprio ou de outros, materiais sigilosos ou, ainda, divulgar materiais a que tem acesso, a fim de prejudicar terceiros.

Seja discreto

Evite se envolver em fofocas no ambiente de trabalho. É muito comum as pessoas se unirem para criticar decisões da liderança, criando um clima pesado em relação a questões do dia a dia. Estimular esse tipo de comportamento não é benéfico para o grupo e gera um ciclo vicioso, no qual, as pessoas desperdiçam um tempo que poderia ser investido em questões positivas e voltadas ao crescimento. Faça a diferença e seja o primeiro a cortar esse tipo de conversa!

Seja responsável

Ao assumir um projeto, o líder pressupõe poder contar com todo o grupo para realizar suas tarefas, em determinado tempo, e – idealmente – em nível máximo de qualidade. Por isso, pedir ajuda, caso haja dificuldades, comunicar eventuais atrasos, compartilhar o andamento dos processos é uma atitude respeitosa, honesta e transparente. Omitir incapacidade de cumprir às expectativas, além de ser falta de responsabilidade, pode comprometer o desempenho de toda a empresa.

O que não é ética profissional?

Às vezes, é preciso renunciar oportunidades, benefícios e propostas tentadoras para manter-se firme em uma posição ética. A todo momento, podemos nos deparar com situações que colocam nossos valores à prova, e é nesses momentos que devemos demonstrar que nossa ética não nos permite ações corruptíveis.

Utilizar influência para obter vantagem, negar ajuda, fazer serviços mal feitos ou demorar, propositalmente a entrega de um trabalho, fomentar brigas e instigar problemas, agir de forma egoísta, monopolizando conhecimentos que dizem respeito ao trabalho; são exemplos de atitudes que vão de encontro à dignidade, honestidade e justeza no ambiente de trabalho e estão totalmente contra os princípios éticos apresentados, aqui.

Quais os benefícios de agir com ética profissional?

Viver e trabalhar em um ambiente onde há ética e respeito é uma dádiva. Saber que você pode confiar no outro e que há uma atmosfera onde todos podem crescer e se desenvolver juntos não tem preço. Ser uma pessoa ética, tanto no trabalho, quanto na vida, agrega o status de confiança, comprometimento, caráter, honradez. Tais características são fundamentais para se manter no emprego por tempo indefinido.

Em vez de uma atitude reativa ou de reclamações infindas frente a um episódio antiético, poderíamos agir como verdadeiros agentes de mudança construindo, a partir de nossas atitudes e convicções, uma realidade que seja mais justa e transparente para todos ao nosso redor.

E você, gostou do nosso post? Deixe um comentário sobre sua experiência com ética profissional ou com a falta dela!

 

checklist-para-implantar-pmo.fw

banner-end-post-520x115-final 

 

Últimos e-Books grátis:

  • capa ebook blogslow2
    Implemente um PMO
  • 7-segredos
    Dashboards Estratégicos
  • Capa-ebook-10passos2
    Analista de Negócios
  • ebook-bi
    Project BI
  • gerenciamentoagil-blog
    Gerenciamento Ágil
  • canvasmodel-blog
    Project Model Canvas (Atualizado)