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Como tornar a Gestão da Inovação mais Eficiente na sua Empresa?

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No atual cenário empresarial, companhias que não inovam tendem a ficar obsoletas, ou seja, ter uma boa gestão da inovação é uma questão de sobrevivência. O fundador da Apple, Steve Jobs, citou certa vez que a inovação é o que diferencia um líder de um seguidor.

Aplicando esse pensamento ao mundo corporativo, uma empresa inovadora é aquela que lidera os negócios, enquanto as que não inovam apenas seguem.

Sua empresa tem uma boa gestão de inovação? Gostaria de saber como definir a estratégia de inovação de seu negócio? Então siga acompanhando nosso post!

Por que é preciso inovar?

Em uma entrevista à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o consultor especialista em inovação, Valter Pieracciani, citou que é fundamental as empresas terem uma estratégia de inovação bem definida para que possam continuar competitivas no mercado mundial, como também para não deixarem de existir.

Sendo assim, uma empresa inovadora é aquela que atrai investidores, clientes e os melhores profissionais, tornando-se referência no mundo corporativo.

Onde inovar na empresa?

A inovação pode ser aplicada em vários processos da empresa como: criação de um novo modelo de negócios, desenvolver um novo produto ou serviço, atingir um novo mercado, implantar novas formas de gestão, implantar novas plataformas de tecnologia, e a lista prossegue.

Porém, mais importante do que saber em que áreas da empresa se pode inovar, é saber como gerenciar os processos de inovação do negócio. E esse é exatamente o assunto do nosso próximo tópico. Acompanhe!

Como fazer uma eficiente gestão da inovação?

O ambiente de inovação é composto por vários elementos que, sendo bem administrados, proporcionam um solo fértil para concepção de novas ideias que desenvolverão novos projetos e, por fim, haverá a conversão dessas ideias em resultados.

Ao longo do tempo, através de teorias de gestão da inovação, prática das mesmas em consultorias empresariais e o estudo de cases de sucesso a nível mundial, foram identificadas oito dimensões dentro de um ambiente de inovação que precisam ser bem exploradas para a ampliação do potencial inovador das empresas.

Como essas oito dimensões antecedem uma gestão da inovação eficiente, o gerenciamento adequado de cada elemento afetará diretamente a produtividade e o retorno do investimento feito em projetos inovadores.

No livro Gestão da inovação na prática, os autores Maximiliano Carlomagno e Felipe Scherer, esclarecem as dimensões do octógono com maestria. O livro explica que cada uma das oito dimensões forma o octógono da inovação, que é uma ferramenta produzida para análise e gestão de companhias inovadoras.

Quais são as dimensões do octógono da inovação?

O octógono da inovação distribui o ambiente inovador desse modo:

1. Estratégia da inovação

Algumas empresas possuem um planejamento estratégico, mas não uma estratégia. A estratégia é um processo contínuo de decisões que tem uma evidente definição de qual rumo seguir. Tal clareza estratégica é do conhecimento de todos os colaboradores. Sendo assim, a estratégia da inovação é a definição de como a companhia intenciona usar a inovação como um recurso estratégico.

Como exemplo, a multinacional Nokia possui estratégias claras para aumentar a criatividade de seus fornecedores, colaboradores e clientes. A Nokia consegue, com essas práticas, um direcionamento estratégico seguido de perto por toda a corporação.

2. Cultura da inovação

A alta gestão de uma empresa precisa criar um ambiente propício ao desenvolvimento da cultura da inovação. Como esse ambiente pode ser criado? Através da comunicação aberta entre a alta gestão e os demais colaboradores, além do trabalho em equipe e um relacionamento menos formal na companhia. A Semco, empresa de engenharia, faz suas reuniões abertas pela intranet, de modo que todos os funcionários interessados possam participar.

Outra forma de fomentar a cultura da inovação é promover premiações para boas ideias e, assim, estimular os colaboradores a inovar. Além disso, destinar parte do horário de trabalho à confecção de projetos inovadores direciona o foco da equipe.

A corporação 3M é conhecida por sua cultura inovadora. Para isso, a empresa permite que 15% da jornada de trabalho dos colaboradores seja empregada em projetos inovadores, sem o controle da companhia.

3. Estrutura da inovação

A estrutura da inovação deve estar bem definida dentro de uma companhia. Existem duas formas de estrutura: a centralizada e a descentralizada. Na primeira, é definida uma equipe para centralizar as atividades inovadoras da corporação, geralmente, a alta gestão. Na segunda forma, a empresa entende que a inovação é responsabilidade de todos os colaboradores, o que proporciona uma troca de conhecimentos muito maior.

4. Pessoas para inovação

A companhia precisa preparar e estimular seus colaboradores a inovar, pois uma equipe é formada por integrantes motivados, competentes, compromissados e que aceitam desafios. O reconhecimento da empresa, seja no esforço individual ou coletivo, será o combustível necessário para criar um celeiro de inovações.

5. Processo da inovação

As empresas precisam ter um processo de gestão estratégica da inovação bem definido. A eficiência desse processo depende de como a empresa cria novas ideias, as analisa, executa e escolhe em qual investir. Uma organização que faz um modelo correto da gestão estratégica da inovação, avalia minuciosamente as iniciativas inovadoras que têm o potencial de gerar bons resultados.

6. Funding para Inovação

Fundingsão os investimentos destinados à inovações. O tamanho desse investimento indica o quanto a empresa se preocupa com a captação de ideias inovadoras. Algumas companhias definem o valor dos investimentos com base no seu orçamento anual, porém, grandes empresas têm fomentado suas inovações através de financiamento externo, tanto público como privado.

Através da atração de recursos externos, é possível investir alto em projetos inovadores que, tendo apenas o capital de uma empresa, seria impossível.

7. Liderança para inovação

A alta administração de uma empresa é diretamente responsável por estimular o ambiente inovador. Se a alta gestão não estiver comprometida com a inovação, facilitando o fluxo de ideias e conhecimentos que possam transformar a realidade da empresa, a inovação terá um papel secundário.

Por isso, os líderes da empresa devem ser conhecidos como pessoas abertas ao novo, dispostas a assumir riscos e patrocinadoras de ideias inovadoras.

8. Relacionamentos para inovação

O mundo corporativo vem descobrindo que ter uma rede de relacionamentos para inovação é mais eficaz do que criar projetos contando apenas com uma equipe interna de pesquisa e desenvolvimento. A inovação aberta permite uma parceria entre empresas, fornecedores, canais de distribuição, clientes e até concorrentes.

Essa rede de relacionamento beneficia as várias etapas do processo inovador e utiliza diversas fontes de conhecimento, enriquecendo e acelerando a execução do projeto. Os desafios são vencidos com mais facilidade com as parcerias, algo que seria muito difícil contando apenas com uma equipe interna.

A gestão da inovação deve ser uma prática duradoura em uma empresa. Seguir de perto cada etapa do octógono da inovação fará com que a empresa tenha estratégias bem definidas, um ambiente inovador fértil e o reconhecimento de excelência no mundo empresarial.

Esse artigo ajudou você a tornar a gestão da inovação mais eficiente em sua empresa? Então descubra também como incorporar a gestão da inovação em seu negócio e mantenha a sua empresa sempre atualizada!

 

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