Project Builder - Software de Gestão de Projetos

Conheça e entenda as 5 principais Metodologias de Gestão de Projetos

por em Conhecimentos
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Hits: 13908
  • Increver-se para receber atualizações
  • Imprimir
13908

gestao de projeto

 

Gerir um projeto incorre na aplicação de conhecimentos, ferramentas e técnicas para tornar possível que um objetivo predefinido seja concretizado. Utilizar-se de uma das possíveis metodologias de gestão de projetos permite a execução adequada de todas as atividades envolvidas, garantindo eficiência ao processo.

Uma metodologia alinhada com as premissas organizacionais da empresa, consistente com a forma de gerenciamento praticada, melhora a geração de resultados, pois uniformiza procedimentos e unifica os diferentes grupos e setores que atuam no projeto.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE ADOTAR UMA METODOLOGIA DE GESTÃO DE PROJETOS?

A metodologia de gestão de projetos é fundamental para que a corporação sistematize melhor seus objetivos e estratégias e consiga concretizá-los. A empresa precisa desse tipo de investimento para alcançar novos patamares por meio de ações positivas, tais como: 

  • Desenvolver potenciais;
  • Capacitar equipes;
  • Gerar melhorias;
  • Conscientizar o time.

Mas, se isso é feito sem uma gestão apropriada e planejada, é possível que as coisas não saiam muito bem. Algumas tarefas vão ficar para trás, avaliações não serão bem-feitas e o resultado final pode levar a muita insatisfação.

Além disso, as empresas geralmente não coordenam só um projeto por vez, mas vários ao mesmo tempo. Isso é complexo e trabalhoso, entretanto fica bem mais fácil com uma metodologia de gestão de projetos.

O gerenciamento de projetos é tão fundamental que conta com uma instituição de referência, o PMI (Project Management Institute). Ela elabora normas, como o padrão PMBOK (Project Management Body of Knowledge), utilizado em todo o país. As padronizações são construídas através de estudos aprofundados e ajudam as corporações a organizar melhor os projetos.

QUAIS AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS DE GESTÃO DE PROJETOS?

As metodologias de gestão de projetos são várias. Abaixo, listamos as principais:

1. PRINCE 2

O nome significa Projeto em Ambiente Controlado (do inglês, Project in Controlled Enviroment). O PRINCE 2 foi lançado em 1996, a partir de estudos com o gerenciador de projetos PROMPTS II. Ele possui alguns princípios básicos, que são:

  • Justificativa para o desenvolvimento do projeto;
  • Aprendizado com erros e acertos passados;
  • Repartição bem definida de papéis;
  • Divisão do projeto em estágios;
  • Tolerância com adversidades;
  • Foco nos resultados;
  • Grau de flexibilidade, adaptando o método ao projeto.

Além disso, o PRINCE 2 acompanha todo o projeto: desde o início, com sua primeira idealização e busca de viabilidade, até o encerramento, passando por fases de controle, revisão e monitoramento. É um método muito utilizado no mundo, mas tem como desafios o fato de possuir poucas técnicas e de a bibliografia de referência, em geral, estar em Inglês.

2. mpmm

O MPMM (Project Management Methodology) foi desenvolvido pela empresa Methods 123 Ltd. Ele possibilita criar e gerenciar projetos com efetividade e é baseado no PMBOK e no PRINCE 2.

Divide-se nos pacotes:

  • Standard, que é a versão mais voltada para projetos médios e pequenos, sendo aplicável em apenas um computador;
  • Professional, que permite até 20 usuários e foca em projetos de qualquer porte;
  • Enterprise, apropriada a um número maior de pessoas operando e que trabalha com uma grande quantidade de projetos simultaneamente.

Um desafio do MPMM é que ele possui menos funções, mas as que possui são bem específicas e úteis. Além disso, o manual, os tutoriais e as informações são todos em inglês, o que pode dificultar a sua implementação, e ainda a compra do produto é em dólar. Mesmo assim, é um bom investimento para a corporação.

 

 

 

3. METHODWARE

O Methodware tem duas versões, sendo uma a versão convencional, que inclui 31 processos e a básica, com 13. Esses processos estão distribuídos entre grandes etapas que envolvem:

E ainda pode utilizar a matriz RAB para melhorar a eficácia desse método. Dessa maneira, é possível montar uma planilha e atribuir notas de importância para cada tarefa, de acordo com as métricas pré-definidas.

  • Planejamento,
  • Execução;
  • Monitoramento; 
  • Controle;
  • Encerramento.

Uma grande vantagem dessa metodologia é a versão em português, que facilita a compra e o aprendizado do uso da ferramenta.

4. ZOPP

A metodologia Zopp foi produzida na Alemanha já há bastante tempo, entre os anos 70 e 80. Seu nome significa Planejamento de Projetos Orientados por Objetivos (Zielorientierte Projektplanung).

O acompanhamento do projeto é realizado por meio da análise, elaboração, colocação em prática e avaliação do processo e dos resultados. Por ser uma ferramenta há muitos anos presente no mercado, ela está mais sólida. Além disso, a Zopp permite a participação popular, o que a torna muito útil na interação com comunidades, grupos, cooperativas e no uso por organizações do Estado.

5. TENSTEP

A metodologia TenStep Processo de Gerenciamento de Projetos possui dez passos, sendo que as etapas 1 e 2 devem vir primeiro e as seguintes podem ser feitas de forma aleatória.

Após definir o projeto e construir um programa, você pode investir nas fases de qualidade, mudanças, riscos e medidas. Tudo isso é integrado pelo passo 3, no qual você maneja o cronograma e o orçamento. O programa é vantajoso por oferecer mais flexibilidade na gestão do projeto, além de possuir versão em português.

QUAIS AS INOVAÇÕES NAS METODOLOGIAS DE GESTÃO DE PROJETOS?

Uma grande inovação nessa área é o Scrum, uma metodologia para desenvolver produtos que pode ser utilizada em conjunto com a gestão de projetos. Ele é um exemplo de método ágil: um conjunto de práticas que foca na rapidez e eficiência nas ações da equipe, uso de software, participação do cliente e capacidade de reagir de forma madura a mudanças.

No Scrum, o trabalho é dividido em ciclos mensais, nos quais são realizadas reuniões de acompanhamento diariamente para avaliar o que está sendo feito e o que ainda está por vir. Conciliá-lo com metodologias de gestão de projetos pode levar a ótimos resultados e mais agilidade.

As metodologias de gestão de projetos são esquemas sistematizados que orientam a idealização e a concretização de projetos. Elas são fundamentais para garantir mais qualidade e para tornar possível o alcance de resultados. Todas aquelas das quais falamos são excelentes ferramentas que auxiliam a coordenar, desenvolver estratégias, acompanhar a execução e avaliar o trabalho realizado. Cada metodologia apresenta um tipo de diferencial e a escolha de qual utilizar varia de acordo com as necessidades do projeto.

Para saber mais sobre as últimas tendências e ter sempre novas informações a respeito de metodologias de gestão de projetos e outros temas pertinentes, assine nossa newsletter e acompanhe todos os nossos artigos!

CTA 7segredos alta 2

banner-end-post-520x115-final 

A liderança pelo exemplo

Ainda que seja difícil obter o apoio da alta direção da organização, é fundamental mover esforços na conquista desse engajamento. São os executivos que devem “tomar a rédeas” da transformação pela mudança de suas próprias atitudes e assim inspirar os times.

A gestão de pessoas, assunto muito estudado nos dias de hoje, também é considerado uma grande barreira. Consiste no trabalho mais difícil e complexo de se realizar nesse processo. É consenso que as pessoas representam uma grande fonte de problemas. Diante desse contexto, deve-se sobressair a figura dolíder agregador e conciliador, capaz de motivar e inspirar seus liderados, sendo construtor de equipes homogêneas, com um objetivo comum bem definido.

Últimos e-Books grátis:

  • capa ebook blogslow2
    Implemente um PMO
  • 7-segredos
    Dashboards Estratégicos
  • Capa-ebook-10passos2
    Analista de Negócios
  • ebook-bi
    Project BI
  • gerenciamentoagil-blog
    Gerenciamento Ágil
  • canvasmodel-blog
    Project Model Canvas (Atualizado)