Project Builder - Software de Gestão de Projetos

7 livros sobre gestão que todo líder precisa ler

por em Dicas
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Hits: 4813
  • Increver-se para receber atualizações
  • Imprimir
4813

7 livros sobre gestao que todo lider precisa ler

Livros sobre gestão são ótimos aliados para líderes de empresas de qualquer segmento. Isso porque trazem ensinamentos sobre várias áreas que podem ajudar o profissional a lidar com os desafios no trabalho.

Sejam obras fictícias ou histórias reais, todos trazem conteúdos importantes que podem afetar a forma como você gere sua empresa e seus colaboradores.

No post de hoje, separamos 7 livros sobre gestão que consideramos importantes na formação de bons líderes. Alguns são bastante conhecidos, outros nem tanto, mas vale e pena conferir!

1. Primeiro quebre todas as regras

Este livro é resultado de dois estudos importantes realizados pelos autores da obra: Marcus Buckingham e Curt Coffman. A obra apresenta os princípios importantes de grandes gerentes e oferece exemplos de líderes que põem em prática os seus conhecimentos de gestão.

O livro mostra claramente a diferença entre grandes líderes e aqueles medianos, porque é preciso estar atento à natureza individual de cada funcionário e cita as habilidades que mais valorizadas.

O primeiro motivo para a leitura deste livro ser inspiradora para líderes, é que suas ideias são apoiadas em pesquisas de profundidade e não em teoria. Ele é um estudo bem fundamentado sobre o que os funcionários pensam da liderança e o que grandes gestores fazem para atingir resultados excepcionais.

Além disso, através dele, um líder será capaz de compreender como sua atuação direta influencia na retenção de talentos na empresa.

2. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Um dos livros sobre gestão mais citados por professores e palestrantes é, sem dúvida, o livro do autor Dalie Carnegie. Apesar de ter sido lançado em 1936 e sua última importante atualização ter sido feita em 1981, sua leitura é indispensável para qualquer profissional, principalmente de liderança.

Isso porque o livro explora um ponto sensível no comportamento humano: a melhor maneira de se relacionar com as pessoas. Carnegie afirma que para se relacionar bem com as pessoas é preciso se colocar genuinamente no lugar delas, pois, dessa forma, você deixa de julgar, criticar ou condenar o próximo.

Ele ensina práticas para conquistar a confiança das pessoas, sem manipulá-las, e cita exemplos de grandes líderes, como Abraham Lincoln.

Em resumo, o livro trata de uma competência indispensável para líderes de qualquer segmento: a empatia. Através dessa habilidade, um gestor será capaz de influenciar seus colaboradores positivamente e conseguir atingir seus objetivos dentro da organização.

3. Quem mexeu no meu queijo?

O livro de Spencer Johnson é uma obra que retrata a vida, sua dinâmica e os objetivos que muitos buscam. Ele faz uma analogia às variações do cotidiano do ser humano, sujeito a mudanças inesperadas.

Na história, os personagens vivem um desafio em busca do que eles querem ter, que no livro é representado pelo queijo. Mas, mudanças repentinas fazem com que eles busquem outras alternativas de alcançarem seus objetivos.

A mensagem passada no texto é que o cenário pode mudar a qualquer momento e que as pessoas devem estar preparadas para isso. Além disso, o ser humano nunca deve se acomodar diante de nenhuma situação, pois, ao se adaptar às mudanças, pode alcançar objetivos maiores e melhores.

Por isso, sua leitura é recomendada para todos os profissionais de liderança.

4. Os 5 desafios das equipes

O livro do autor de Patrick Lencioni conta uma história sobre liderança e tem como personagem principal uma executiva contratada para ser CEO de uma renomada empresa do Vale do Silício.

Quando assume a presidência da empresa, Kathryn Petersen se depara com uma equipe executiva disfuncional e que não consegue trabalhar em sintonia. Contudo, ela consegue unir as pessoas e causa uma transformação na empresa.

Sua leitura é recomendada para quem deseja compreender os fundamentos da liderança de equipes. O livro ainda faz uma análise das 5 disfunções citadas na história para ajudar os leitores a avaliarem suas empresas. Ele oferece também um modelo de trabalho em equipe, com medidas para superar essas dificuldades.

5. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

A obra escrita Stephen Covey é outro livro sobre gestão que não pode faltar em sua estante. Para o autor, vencer ou fracassar é resultado de 7 hábitos que diferem as pessoas felizes, saudáveis e bem sucedidas de pessoas fracassadas, que sacrificam sua felicidade para alcançar o sucesso.

O livro é recomendado para  líderes porque convida o leitor a realizar mudanças de comportamento de dentro para fora. Não importa quantas pessoas você lidere, a única pessoa que você consegue modificar é você mesmo.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes fala de auto-domínio, trabalho em equipe, cooperação, comunicação e renovação contínua — competências altamente necessárias no mundo corporativo.

6. Criatividade S.A

O livro Criatividade S.A foi escrito por Ed Catmull, um dos fundadores do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade: a Pixar. O livro narra a trajetória de sucesso do estúdio, desde os encontros com a equipe às reuniões de brainstorm. 

Catmull mostra como se constrói uma cultura de criatividade em um livro para quem busca inspiração para os próprios negócios.

Sua leitura se torna interessante porque conta a história de uma empresa importante no cenário atual e que pode ser considerada um exemplo prático de criatividade. Além disso, Catmull cita no livro a importância de ter a equipe certa, pois ela é o ponto chave para se ter novas ideias. Ele também estimula o leitor a ter uma mentalidade criativa.

Além disso, o livro cita que a empresa tem uma liderança humanizada, premiando os colaboradores quando as metas são atingidas e agradecendo-as pessoalmente pelos resultados.

Uma lição para líderes de como motivar sua equipe a cooperar os projetos da empresa.

7.  Como o Google funciona

Como o Google funciona conta os bastidores de uma das maiores empresas do mundo. Os autores são Eric Schmidt, ex-CEO da empresa e Jonathan Rosenberg, que trabalhou no Google com diretor de produtos.

O livro reúne valiosas lições que fizeram da empresa uma gigante global pela missão de inovar incessantemente e conta o dia a dia do Google. Aborda também estratégias, cultura corporativa, tomada de decisões.

Por se tratar da história de uma empresa relativamente nova, a obra serve de inspiração para líderes que desejam fomentar uma cultura de inovação, atração e retenção de talentos, que são as premissas do sucesso da gigante do Vale do Silício. 

Claro que há outros bons livros sobre gestão publicados, mas nossa dica traz um guia para obras importantes. Uma boa leitura destes livros pode ajudar, e muito, na organização de sua empresa.

Se você gostou das dicas de livros sobre gestão e quer estar sempre por dentro das novidades, siga nosso perfil no Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+ e Youtube!

 

 

CTA BLOG

banner-end-post-520x115-final 

 

Mais do que avaliar as capacidades e habilidades no processo de seleção para uma equipe, é fundamental saber como trabalhar e desenvolver essas habilidades em busca dos resultados.

É justamente isso o que faz agestão de pessoas: desenvolver as capacidades dos colaboradores para que seja possível obter os resultados almejados — seja em um projeto ou na realidade da empresa como um todo.

Se esse tipo de gestão for colocada em prática do jeito certo, a equipe trabalha com sinergia e produtividade, diminuindo os erros e o tempo para conseguir chegar ao ponto de destino desejado.

Últimos e-Books grátis:

  • capa ebook blogslow2
    Implemente um PMO
  • 7-segredos
    Dashboards Estratégicos
  • Capa-ebook-10passos2
    Analista de Negócios
  • ebook-bi
    Project BI
  • gerenciamentoagil-blog
    Gerenciamento Ágil
  • canvasmodel-blog
    Project Model Canvas (Atualizado)