Project Builder - Software de Gestão de Projetos

Aprenda mais sobre Kanban no novo template gratuito da Project Builder

por em PB
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Hits: 9895
  • Increver-se para receber atualizações
  • Imprimir
9895

img post blog

Em seu 1º template gratuito para o Google Drive, a Project Builder traz um kanban totalmente interativo para os seus leitores. Disponível para download aqui, este kanban era o que faltava para o organização da sua empresa e até mesmo para o seu controle pessoal de tarefas.

Vale reforçar que este template é exclusivo para Google Drive, tentar utilizá-lo como excel ou outras plataformas não trará a experiência ideal. A seguir, você terá um passo-a-passo para tirar o melhor proveito dessa ferramenta. Leia mais:

O Kanban

O método Kanban — palavra japonesa que significa quadro, placa ou registro — foi criado especificamente para controlar os fluxos de processos na indústria japonesa, visando dar o máximo de agilidade à produção. O modelo deu tão certo que, hoje, é um dos mais usados em gerenciamento de projetos ágeis, pois permite que a equipe desmembre as funcionalidades a serem desenvolvidas em partes menores, que passam a ser geridas a partir de um dashboard de controle bastante simples e intuitivo. Neste artigo, destacamos como essa metodologia pode ajudar no seu gerenciamento de projetos.

Adquirindo o material

Depois de passar pela página de download da planilha você será levado para uma página com o botão “acesse aqui o material”. Ao clicar nele, a uma versão da planilha na Google Drive irá abrir. Atenção: Essa versão é apenas de visualização, para ter salvar o seu kanban clique em Arquivo > Fazer uma cópia, dê o nome que deseja para para o documento e finalize clicando no botão OK.

Conhecendo a interface da Planilha Kanban


No menu principal, Depois de “Ajuda” você encontra o item exclusivo "Kanban", onde estão as opções para administrar a sua planilha:

  • Adicionar item no Backlog
    Mover item p/ próxima Coluna
    Mover item p/ Coluna anterior
    Mover item para cima
    Mover item para baixo
    Definir item com bloqueio
    Remover bloqueio do item
    Deletar item
    Limpar Kanban

Este kanban é dividido pelas colunas “Backlog”, “Doing” e “Done”, para as tarefas que precisam ser realizadas, que estão em andamento e para as completadas, respectivamente.

Criando uma tarefa

Ao criar uma tarefa pela 1ª vez, vai surgir uma mensagem pedindo para que você autorize aquele script. Autorize e continue alimentando o kanban, pois é esse componente que vai tornar essa ferramenta tão útil para você e sua empresa.
Este Kanban online segue a lógica do tradicional quadro na parede, por isso os itens lembram post-its, tanto na cor, quanto no formato.

Ao criar um novo item, ele terá a cor amarela. Ao marcar um item com bloqueio ele fica na cor vermelha, o que indica que aquela tarefa está com algum impedimento ou problema para ser finalizada. E finalmente, ao levar um item para a coluna "Done" ele automaticamente ganha a cor verde.

Dica: Todas as demais funcionalidades da Google Drive continuam ativas, ou seja, você pode compartilhar esse documento com colegas de trabalho, alterar as cores dos itens, assim como inserir comentários.

Mas atenção: alterar linhas e colunas pode prejudicar o funcionamento do script que faz esse Kanban funcionar. Não recomendamos que um usuário primário tente fazer esse tipo de alteração.

Já baixou a planilha? Gostou da experiência de usar o kanban? Conte para a gente!

 

cta 7 passos para implementar o Scrum e Agile em sua Gestão de Projetos

CTA BLOG Lean PB 

Últimos e-Books grátis:

  • capa ebook blogslow2
    Implemente um PMO
  • 7-segredos
    Dashboards Estratégicos
  • Capa-ebook-10passos2
    Analista de Negócios
  • ebook-bi
    Project BI
  • gerenciamentoagil-blog
    Gerenciamento Ágil
  • canvasmodel-blog
    Project Model Canvas (Atualizado)