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Os 7 Maiores Segredos da Gestão de Equipes em Projetos

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Uma boa gestão de equipes em projetos depende de três processos chaves para sua execução: pessoas, estratégias e operações. Logo, saber como equilibrar esses três elementos é o começo para conquistar processos mais produtivos e eficazes.

Para isso, é importante que o líder saiba como conduzir a sua equipe, influenciá-la positivamente, conquistando a sua confiança e criando um círculo virtuoso e colaborativo. Além de fortalecer as práticas organizacionais em busca de melhores resultados, isso traz bons indicadores no desenvolvimento de projetos. 

A Importância da Liderança

Os líderes são aqueles que têm o verdadeiro desejo de desenvolver e inspirar as pessoas. Eles são capazes de gerir competências e incentivar sua equipe, desenvolvendo talentos e a liderança individual, compreendendo cada indivíduo e as suas características de forma única. 

Eles conquistam pela sua conduta, pelo olhar e o cuidado genuíno. Integram toda a equipe em um objetivo comum, para que todos evoluam coletivamente.

Quando o líder não está alinhado com esses fatores, que os aproxima das pessoas e faz com que ele as veja como uma unidade fundamental no funcionamento de uma grande engrenagem, isso trava o desenvolvimento da organização e a distância do alcance do seu potencial máximo.

Acompanhe os 7 maiores segredos na gestão de equipes em projetos, com dicas essenciais para ajudar uma organização a crescer e prosperar através da liderança.

Dedicação ao Planejamento

A fase inicial do projeto dará o tom para o restante do processo. Começar bem é um fator importante, portanto, é preciso pensar em tudo nesse primeiro momento.

É fundamental fazer uma análise de viabilidade, pensando nas necessidades para atingir expectativas com melhor prazo e custo, prevendo possíveis falhas e problemas que poderão aparecer ao longo da trajetória.

Contratar e colocar as pessoas nos "papéis" certos, alinhando suas habilidades com as tarefas que deverão ser realizadas, ajuda no processo de aproveitamento máximo do potencial de cada um. Além disso, oferecer um ambiente favorável para que elas cresçam ao longo do projeto é altamente estimulante.

Existem algumas ferramentas que podem apoiar nesse processo inicial, a exemplo da análise SWOT, ciclo PDCA e metodologia OKRs.

Desenvolvimento da autonomia da Equipe, delegando tarefas

O desejo de conduzir seus próprios projetos é algo intrínseco a todas as pessoas, pois gera sentimentos de responsabilidade, autonomia e realização. No entanto, saber delegar é um dos principais pilares na competência do líder.

Ao lidar com leveza sobre o que deve ser feito, sem um controle excessivo, o processo se torna natural e as coisas fluem sem constante acompanhamento. Você terá mais tempo para pensar estrategicamente, ao invés de ficar tão envolvido com o operacional.

Além disso, ao demonstrar confiança, oferecer espaço, liberdade e estimular a criatividade, os colaboradores se sentirão mais à vontade para desenvolver as suas próprias ideias. Assim, as pessoas se tornam mais propícias a solucionar problemas, acelerando o desenvolvimento da empresa. 

Promoção do aprendizado constante

Essa característica pode parecer óbvia, porém causa muita confusão. É extremamente importante diferenciar o líder de um chefe. O papel de liderança é o necessário aqui, não o de chefia.

Ser líder é acompanhar de perto o trabalho da sua equipe, dando suporte nos problemas e escolhas que surgirem. É impulsionar os demais a trabalharem sem fazer com que se sintam inferiores.

Uma boa liderança conhece sua equipe e sabe enquadrar cada um no projeto sem criar um ambiente pesado e de hostilidade.

Reconhecimento de todo e qualquer avanço

Para que um projeto seja concluído dentro do que foi planejado, atendendo às expectativas de custo, prazo, escopo e qualidade, é importante estabelecer metas e prioridades claras, de forma que os envolvidos tenham uma ideia exata daquilo que é esperado deles.

Fazer acontecer é uma característica importantíssima para quem trabalha com projetos, a capacidade de entrega é um ponto central. Você, como líder, deve saber reconhecer sempre.

É indicado que o reconhecimento seja diante de todos da empresa, não só validando o trabalho daquele que se esforçou, isso servirá de modelo aos outros. Para isso, é importante observar, considerar o esforço para aquelas tarefas mais difíceis e buscar recompensas que sejam compatíveis, sejam elas financeiras ou não.

Capacidade de Servir os seus Liderados

Ajudar, gera valor para toda a equipe. Se vocês estão unidos em torno de um mesmo objetivo (desenvolver projetos com eficiência), compreender dificuldades e ajudar a solucioná-las, tornando o trabalho de todos melhor, é o que construirá bases fortes para engajar seus funcionários.

Saber que podem contar com você fará toda a diferença no momento de expor uma dificuldade, ou de admitir um erro, por exemplo. Por esse motivo, é importante que um líder esteja sempre disposto a auxiliar as pessoas, buscar soluções junto a elas e encorajá-las a enfrentar as barreiras.

Habilidade de ouvir a equipe genuinamente

Complemento do princípio acima, ouvir a equipe é parte importante no caminho para o sucesso da gestão. Essa é uma prática que estimula não só a criatividade e a inovação, como também abre diversos canais dentro de uma organização, tornando-a mais dinâmicas e bem-sucedida.

Sem dúvida, isso ajuda na comunicação interna, sendo um grande diferencial na motivação, envolvimento, aprimoramento, comprometimento e, principalmente, na produtividade dos colaboradores.

Para isso, esteja aberto a compreender as entrelinhas, pois muitas vezes o funcionário não se sentirá a vontade para expor tudo que pensa, principalmente, em situações de conflito. Ao desenvolver uma relação de confiança, aos poucos a equipe se sentirá mais segura para dialogar, gerando um ciclo de bem-estar nessa troca.

Estímulo ao erro

Correr riscos é necessário para alcançar grandes conquistas. Existem muitas organizações onde o medo se faz presente e as pessoas acabam se restringindo ao básico, com receio de errar e serem repreendidas. Em empresas inovadoras, que testam muitas vezes um projeto até que este dê certo, é o trabalho de muitas pessoas que levam ao sucesso. 

Michael Jordan tem uma frase famosa onde fala sobre o seu sucesso ser fruto de inúmeras falhas. Se você tem a chance de errar, suas tentativas em busca do acerto serão muito maiores. Por isso, valorize essa prática na cultura da sua organização.

Criar um ambiente colaborativo, onde o trabalho flui e a equipe trabalha motivada e com entusiasmo é um desafio constante na rotina do líder. Colocar estes segredos de gestão de equipes em prática pode representar mudança e transformação na empresa, gerando bons resultados, aprimorando a cultura empresarial e estimulando inovação e criatividade, com aprendizado e melhoria contínuos.

E então, como você conduz a gestão de equipe em projetos na sua empresa? Conhece algum outro segredo que possa enriquecer a nossa lista? Deixe aqui seu comentário!

 

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A liderança pelo exemplo

Ainda que seja difícil obter o apoio da alta direção da organização, é fundamental mover esforços na conquista desse engajamento. São os executivos que devem “tomar a rédeas” da transformação pela mudança de suas próprias atitudes e assim inspirar os times.

A gestão de pessoas, assunto muito estudado nos dias de hoje, também é considerado uma grande barreira. Consiste no trabalho mais difícil e complexo de se realizar nesse processo. É consenso que as pessoas representam uma grande fonte de problemas. Diante desse contexto, deve-se sobressair a figura dolíder agregador e conciliador, capaz de motivar e inspirar seus liderados, sendo construtor de equipes homogêneas, com um objetivo comum bem definido.

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