Project Builder - Software de Gestão de Projetos

Qual a importância de uma equipe bem treinada?

por em Pessoas
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Hits: 1185
  • Increver-se para receber atualizações
  • Imprimir
1185

 

Ter uma equipe treinada com qualidade continua sendo um dos principais motivos do sucesso de empresas de alta performance, pois as pessoas estão por trás de todos os processos de uma organização; são elas que fazem o estudo dos públicos, as estratégias de marketing, as análises de dados, adequações de produtos e muitos mais.

Por mais eficiente que a tecnologia atual seja, ainda são as pessoas que conduzem as máquinas. Por isso, treinamentos e capacitações frequentes são de extrema importância em todos os segmentos.

Quer saber mais sobre como ter uma equipe bem gerenciada? Então acompanhe o post de hoje e veja os benefícios que isso trará para o seu negócio!

Percepção holística ajuda a entender todos os problemas da empresa

Investir esforços em toda a organização, e não apenas em alguns setores, é a grande tendência da nova gestão corporativa. O movimento holístico empresarial colabora para a reestruturação corporativa, que tem como foco o treinamento e visa à qualidade dos serviços e motivação dos funcionários.

Empresas com cultura e processos bem estruturados possibilitam que líderes e demais colaboradores tenham mais dinamismo e afinidade com os assuntos que interferem diretamente na geração de resultados.

Um bom treinamento também ajuda a identificar e solucionar questões negativas encontradas na equipe, como falta de engajamento, queda de qualidade e produtividade, baixa agilidade na execução das atividades, acomodação, ausências no expediente, danos de ferramentas e máquinas e até gastos desnecessários com materiais.

Assim, um processo holístico de capacitação dos colaboradores precisa abranger alguns aspectos fundamentais:

Integração da equipe para encantar os clientes

A excelência no atendimento ao cliente é fundamental para qualquer empresa prosperar e se manter no mercado. Por isso, o treinamento deve estar sempre orientado para que os funcionários tenham ótimos relacionamentos com os usuários do produto ou serviço que você oferece.

Lembre que cada pessoa chega à empresa com vivências anteriores. Então, ainda que os novos integrantes estejam animados e dispostos a colaborar ao máximo, um treinamento a respeito da sua cultura organizacional os fará assumir verdadeiramente esses valores, mostrando aos seus clientes que todos estão integrados e felizes por estarem ali.

Conhecimento aprofundado sobre o produto ou serviço

As pessoas que fazem parte de uma organização devem conhecer seu segmento de atuação, bem como os produtos e serviços oferecidos, para se sentirem interessadas por sua área e terem maior capacidade de dar boas ideias para alavancar seu negócio.

No treinamento, é importante também apresentar dados estatísticos sobre o mercado em que sua empresa atua e incentivar o acompanhamento de análises sobre as vendas, principalmente para a equipe dessa área, que será responsável pelos melhores insights da sua estratégia comercial.

Interação para promover a permanência dos funcionários

Para obter os melhores resultados, o aprendizado dentro da organização deve ser constante, despertando a atenção e o interesse dos membros por meio da interação entre eles.

Dessa maneira, incentive reuniões dos times e procure ouvir a opinião de todas as pessoas. Também é muito importante analisar os resultados dessas reuniões, receber e oferecer feedbakcs sobre os treinamentos e verificar se todas as etapas do processo de capacitação estão rodando da melhor forma.

Outra maneira de estimular uma participação mais ativa das pessoas é investir na capacitação online, que pode reduzir os custos e possibilitar que os treinamentos sejam realizados de acordo com a disponibilidade de cada um. No entanto, o controle precisa ser maior nessa opção.

Criatividade nos treinamentos

Capacitações holísticas precisam ser bastante criativas para fomentarem a competição saudável e o espírito de cooperação entre as equipes.

Assim, você pode investir em formas criativas de engajamento, como jogos e exercícios lúdicos para os colaboradores. A gamificação é uma forma eficiente de criar motivação entre os empregados, pois faz com que eles se sintam parte do negócio, instiga-os a obter recompensas ou mesmo a desenvolver uma atitude mais otimista diante dos desafios.

Esses treinamentos, no entanto, devem ser muito bem explicados para que não haja perda no foco em resultados da empresa. Uma dica é realizá-los com direcionamento aos times de Relacionamentos e Pós-vendas, que lidarão diretamente com os clientes e, por isso, precisarão de ideias criativas para atendê-los da melhor maneira.

Treinamentos individuais também são necessários

Por mais importante que seja entender a empresa como um todo, também é necessário pensar nas demandas e necessidades particulares de cada funcionário, afinal, as pessoas possuem formas diferentes de aprender e encarar determinadas situações dependendo de sua experiência e ambição.

Assim, é fundamental fazer uma pesquisa entre os colaboradores para otimizar a comunicação e identificar com mais facilidade quem tem interesse em passar por um processo de treinamento mais intensivo, quem talvez não precise, entre outros casos pontuais. Lembre-se: as necessidades individuais impactam no coletivo e, por isso, também precisam ser consideradas.

Especialistas são ideais para efetuar os treinamentos

Contar com uma empresa ou profissional especialista para viabilizar os processos de treinamento também pode ser uma boa opção para rodar as capacitações da forma mais eficiente possível, pois eles conhecerão os melhores métodos para estimular seus funcionários sem sobrecarregar o departamento de Recursos Humanos da empresa.

Contratar esses especialistas deixará tudo mais fácil na hora de chegar às respostas fundamentais e saber as necessidades reais que a empresa apresenta para deixar a equipe bem capacitada e motivada.

Benefícios gerais de uma equipe treinada

Da mesma maneira que é esperado de um bom profissional que ele desenvolva e invista constantemente em sua educação, cabe à organização oferecer aos seus colaboradores oportunidades de adquirir conhecimento e qualificação.

O treinamento e capacitação de funcionários, além de refletir na expansão do negócio, colabora para a motivação de cada membro, funcionando como uma ferramenta também para conquistar os melhores resultados. Confira mais alguns benefícios gerais que essa medida pode trazer ao seu negócio:

  • Maximização de recursos;
  • Clima organizacional favorável ao desempenho das funções;
  • Funcionários mais leais à empresa;
  • Diminuição na rotatividade de pessoal;
  • Entrosamento entre os funcionários;
  • Elevação na competitividade da empresa;
  • Aumento na produtividade.

E aí, gostou das nossas dicas para ter uma equipe treinada e garantir mais sucesso? Então aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e mostrar a seus colaboradores que eles podem aguardar boas novidades na empresa!

CTA kitgestaodeprojetos2 

banner-end-post-520x115-final 

 

Últimos e-Books grátis:

  • capa ebook blogslow2
    Implemente um PMO
  • 7-segredos
    Dashboards Estratégicos
  • Capa-ebook-10passos2
    Analista de Negócios
  • ebook-bi
    Project BI
  • gerenciamentoagil-blog
    Gerenciamento Ágil
  • canvasmodel-blog
    Project Model Canvas (Atualizado)