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Gestão de equipe: saiba como premiar os funcionários da sua empresa

por em Práticas
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Empresas de sucesso tem a gestão de equipe como uma de suas prioridades. Organizações que conseguem envolver seus funcionários, fazendo com que se sintam valorizados, têm, como recompensa, maiores taxas de retenção de talentos e de motivação dos grupos de trabalho.

Imagine ter um produto tão incrível que colaboradores façam fila para vendê-lo. São profissionais apaixonados pelo negócio, conhecem intimamente as características que o diferenciam e não se cansam de promover a marca onde quer que estejam. Esse cenário perfeito, entretanto, não é a realidade na maioria das empresas.

Neste post, separamos algumas orientações que certamente o ajudarão na superação desse desafio.

Por que a motivação é essencial na gestão de equipe?

A pesquisa Gallup, que analisa o engajamento entre funcionários e marcas, indica que, na realidade, pelo menos dois terços dos colaboradores não estão tão envolvidos assim com o que fazem. E o que essa falta de sintonia significa?

O mesmo levantamento destaca que a falta de motivação é responsável pela perda de, pelo menos, U$D 300 bilhões por ano. Os principais fundamentos do fracasso no engajamento de grupos de trabalho são velhos conhecidos: pouca integração, falta de feedback qualitativo e a impressão de que suas ideias não estão sendo ouvidas pelos líderes. Essas deficiências causam ruído de comunicação e prejudicam severamente o envolvimento dos profissionais.

Um grande gestor precisa dedicar esforços para garantir a manutenção de times bem integrados, satisfeitos e ansiosos para crescer e se desenvolver junto com a empresa. Para isso, é necessário desenhar estratégias para celebrar suas conquistas, distribuindo prêmios e incentivos, a fim de otimizar a gestão de equipe.

Quais são as formas de premiar os funcionários da sua empresa?

1. Envolva todos os colaboradores na escolha do funcionário do mês

Democratize a escolha do funcionário do mês, sem entretanto transformar a questão num concurso de popularidade. Defina critérios de avaliação públicos e claros e permita que os colaboradores submetam nomes de colegas para avaliação, justificando obviamente a indicação.

E se a sua empresa não costuma escolher o funcionário do mês, saiba que é uma estratégia de baixo custo em termos de implementação, mas que estimula a integração entre os departamentos e melhora a cultura organizacional.

2. Celebre o esforço em equipe

Não é justo que os membros de sua equipe sejam mensurados com a mesma régua. Um time de vendas tem objetivos muito distintos dos objetivos da equipe de suporte e atendimento, por exemplo. Antes de premiar, alinhe expectativas e defina métricas e metas capazes de analisar a contribuição de cada time, considerando, entretanto, suas especificidades.

Além disso, quantidade e qualidade devem ter pesos diferentes na hora de dimensionar o valor de cada esforço.

E lembre-se de que as premiações por departamento são comuns e muito funcionais, já que permitem fomentar o relacionamento do grupo.

Mas qual a recompensa ideal nesse caso? Um happy hour exclusivo para aqueles que atingiram as metas é uma oportunidade de fortalecer a integração entre o grupo e remover um pouco da pressão do dia a dia.

3. Crie um programa de mentores e premie os funcionários com melhor desempenho

Para integrar rapidamente novos parceiros, é interessante investir num programa de mentores. Assim, quem chegou há pouco tempo pode aprender com um funcionário experiente os pormenores da função. Programas de tutoria são abordagens que, comprovadamente, contribuem para a redução da curva de aprendizagem e beneficiam com a troca de experiência até mesmo entre os mentores.

Crie duplas ou grupos por área de atuação ou interesses específicos e divida a responsabilidade de integrar novos contratados com outros membros do grupo. Delimite formas de avaliar o trabalho do mentor e promova o seu engajamento com recompensas, como benefícios na folha de pagamento ou folgas futuras.

4. Contemple colaboradores com a oportunidade de desenvolver suas paixões

Nos dias de hoje, o dinheiro se tornou um recurso escasso e cada vez mais valioso. Que tal usá-lo como estímulo na hora de motivar os membros que se destacam na equipe? Todos temos hobbies e paixões capazes de nos impulsionar a fazer um esforço extra. Então, dê a seus funcionários a oportunidade de investir parte do tempo dedicado ao escritório em projetos assim.

Além de valorizar o bom trabalho realizado e orientar o time na direção de seus interesses, essa é uma oportunidade de fomentar a inovação. A Google, por exemplo, libera até 20% do tempo dos membros contratados para que invistam em projetos pessoais. O resultado? Produtos substanciais para os rendimentos da companhia, como o AdSense e o Gmail, tiveram suas origens na iniciativa. Boas ideias são incentivadas com recompensas em dinheiro, participação nos lucros ou mesmo promoções.

5. Utilize recursos de gamification para incentivar a competitividade

Gamification é usar táticas do design de jogos na construção de experiências lúdicas capazes de enriquecer e promover engajamento dos profissionais com outras atividades. É também uma ótima alternativa para incentivar a competitividade e transformar os sistemas de premiação em ferramentas mais transparentes.

A varejista americana Target conta com mais de 314 mil empregados ao redor do mundo e utiliza bastante essa estratégia. Os caixas da empresa, por exemplo, exibem automaticamente um sinal verde ou vermelho de acordo com a agilidade do atendimento. Dessa forma, o funcionário pode melhorar sua performance e a empresa tem acesso a métricas comportamentais que fazem diferença. O feedback imediato também diminui a carga de trabalho dos gerentes e dá maior liberdade ao operador.

6. Encontre prêmios capazes de impulsionar a superação

A escola de idiomas CNA tem uma forma muito interessante de incentivar seus professores diariamente: no final de cada ano letivo, o desempenho de todos os alunos é avaliado, levando em consideração critérios como notas, presença em classe e atividades extracurriculares fomentadas pelos mestres.

Os que conseguem maior pontuação ganham uma viagem para Londres e Madri com tudo pago. Além da oportunidade de conhecer o mundo, os profissionais premiados têm tempo para estudar e submergir na cultura dos idiomas com que convivem diariamente.

São apenas algumas dicas. Identificar o estímulo certo é grande parte do sucesso de uma estratégia de premiação. Então, antes de escolher, avalie o que é realmente importante para o seu time. Converse com os membros da equipe e concilie expectativa e realidade para desenvolver um programa de incentivos realmente eficiente.

Uma boa gestão de equipe cria um ciclo virtuoso, torna seus funcionários mais produtivos e influencia diretamente os índices de satisfação.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário contando sobre as estratégias que a sua utiliza para premiar funcionários de destaque!

 

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