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Liderança nas organizações: conheça 10 livros essenciais sobre o assunto

por em Práticas
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Uma das características mais admiradas nos líderes é o autodesenvolvimento. Ou seja, a capacidade de buscar ferramentas para desenvolver cada vez mais suas competências e habilidades, e atingir o máximo do seu potencial. Afinal, apenas pessoas preparadas ajudarão as companhias a se adaptarem às mudanças do mercado e às novidades tecnológicas. Por isso, o autodesenvolvimento é uma competência tão cobrada da liderança nas organizações e tão essencial ao sucesso das empresas.

Dentre as ferramentas mais acessíveis e utilizadas para se autodesenvolver, podemos citar a leitura. Grandes líderes leem constantemente e incentivam seus liderados a ler também. Muitas literaturas inclusive valem mais do que cursos e treinamentos caros de longa duração.

É fato que nenhum líder nasce pronto. Por isso, é necessário buscar aprendizado e aperfeiçoamento constantemente. Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook e um dos líderes mais admirados do mundo, por exemplo, lê em média dois livros por mês.

E você? Quantos livros leu durante o ano? Se está com a leitura atrasada, que tal começar agora mesmo a colocá-la em dia? Abaixo listamos dez publicações que todo líder deveria ler. Confira quais são:

Liderança nas organizações

1. A Essência do Líder

Warren Bennis, autor dessa obra, é reconhecido como um dos pioneiros no estudo científico da liderança. Seu interesse sobre o tema teve início com pesquisas comportamentais de grupos realizados no MIT, na década de 1960. 

Neste livro, ele aponta as características que formam um bom líder. Ele estudou atributos de vários gestores para compreender como conseguiam levar outras pessoas a se inspirar nas suas visões e trabalhar unidas por um mesmo propósito. Ao estudar as qualidades que definem a liderança, ele mostrou que qualquer um pode ser um líder bem-sucedido, se aplicar as estratégias destacadas na obra.

2. O Monge e o Executivo

Este livro é um best-seller e recorde de vendas em todo o mundo. Na obra, James Hunter, consultor-chefe da J. D. Associados, empresa de consultoria e treinamentos, conta a história de Leonard Hoffman, empresário de sucesso que abandonou a carreira e se tornou monge.

Por meio de um enredo envolvente, o autor fala sobre as bases da liderança, que devem ser conquistadas com amor, dedicação e sacrifício. Também destaca as virtudes indispensáveis em um grande líder, que na visão de Hunter deve estar sempre disposto a servir.

3. O Desafio da Liderança

Nesta obra, Berry Posner e James Kouzes, especialistas em liderança, condenam o mito de que o líder deve ser um individualista ou uma classe superior. Eles defendem que o gestor é um membro da equipe como qualquer outro.

Os autores reforçam ainda a necessidade de se liderar pelo exemplo e pregam que, se o mensageiro não acreditar na mensagem, os seguidores também não acreditarão. Para Posner e Kouzes, as pessoas não seguem os outros pelo título, posição ou técnica, mas seguem o que elas são.

Líderes vs. relacionamentos interpessoais

4. Inteligência Emocional

O livro do renomado psicólogo Daniel Goleman, PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, trouxe uma nova visão para as companhias sobre o controle das emoções no ambiente de trabalho. Para o autor, o quociente de inteligência (QI) não é garantia de que um gestor terá sucesso. Goleman destaca que a verdadeira inteligência está ligada à forma como negociamos as nossas emoções.

Na visão desse pesquisador, o controle emocional está ligado à capacidade de autoconsciência, controle de impulsos, persistência, empatia e habilidade social. A tese do autor foi baseada em pesquisas e recentes descobertas sobre o funcionamento do cérebro. No livro, ele mostra como a inteligência emocional pode ser alimentada e fortalecida em todos nós.

5. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

O autor, Stephen Covey, foi um escritor estadunidense que ganhou notoriedade após a publicação desta obra, considerada um best-seller da área administrativa. O livro lista 7 princípios que devem ser estabelecidos como hábitos. Para Covey, todos nós devemos mudar a maneira como nos enxergamos e como vemos o mundo.

Na obra, ele ressalta que não importa quantas pessoas o supervisionem, apenas você mesmo poderá transformar a sua carreira. Segundo o autor, o melhor investimento que alguém pode fazer, então, é melhorar a si mesmo, desenvolvendo os hábitos que o farão uma melhor pessoa e melhor gerente.

6. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Nesta obra de 1936, o escritor americano Dale Carnegie desenvolve estratégias de comunicação para ajudar as pessoas a conquistar seus objetivos profissionais e pessoais. O livro, que é um guia sobre relacionamentos, é até hoje um dos maiores best-sellers do mundo, pois explora um ponto sensível no comportamento humano: a melhor maneira de se relacionar com os outros.

Foco em resultados

7. O Gerente Minuto

Kenneth Blanchard e Spencer Johnson criaram um programa revolucionário explicado detalhadamente nesse livro. Várias empresas de grande porte no Brasil e no mundo já adotaram esse manual que se baseia em três regras básicas, muito simples de serem aplicadas e que produzem resultados em um curto espaço de tempo. Resumidamente, os autores pregam que os líderes precisam ser simples e claros ao apresentar seus objetivos, elogiar e repreender sempre.

8. A Disciplina Para Atingir Resultados

Este livro explica como eliminar a lacuna entre resultados prometidos e alcançados. Os autores Larry Bossidy e Ram Charan destacam que para conseguir sucesso em uma ação, é necessário prestar contas, investir em métodos precisos de mensuração de desempenho, ter metas claras e recompensas adequadas para pessoas que apresentarem melhor performance.

Inovação e criatividade

9. Um Novo Jeito de Trabalhar

Esse livro mostra os bastidores da Google, gigante do Vale do Silício, considerada uma das companhias mais inovadoras do mundo. Na obra, Laszlo Bock, vice-presidente de Operações de Pessoas da empresa, compartilha detalhes sobre os processos de recrutamento e seleção, a importância da cultura e as ferramentas de gestão e avaliação de pessoas. A obra é rica em exemplos de como os líderes da Google melhoraram o desempenho e a satisfação dos funcionários.

10. Criatividade S.A.

O presidente da Pixar Animation e da Disney Animation, Ed Catmull, fala sobre a fórmula do sucesso por trás dos filmes animados das companhias, como Toy Story e Procurando Nemo. Com 13 bem-sucedidos filmes no currículo e 30 prêmios de animação em 20 anos de história, a Pixar vem sendo considerada por estudiosos um exemplo prático de criatividade.

Na obra, o autor explica como construir uma cultura de criatividade e incentiva a liderança nas organizações, visando a estimular a ousadia no ambiente empresarial. Também explica a maneira certa de lidar com erros e frustrações, sem inibir a criatividade dos colaboradores.

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