Project Builder - Software de Gestão de Projetos

Planejamento de equipe: definindo regras e metas alcançáveis

por em Práticas
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Hits: 2888
  • Increver-se para receber atualizações
  • Imprimir
2888

 

Definir metas e objetivos para a equipe na empresa é fundamental para otimizar o trabalho e, assim, aumentar a produtividade. Dessa forma, os colaboradores têm mais claro o que deve ser feito e entendem a importância de cada tarefa assumida. O resultado, portanto, não pode ser outro senão a melhora do desempenho de toda a equipe.

Mas você sabe como fazer isso? No post de hoje, nós vamos demonstrar a importância do planejamento de equipe e listar algumas dicas para realizá-lo, definindo regras e metas, de modo a superar os resultados anteriores.

Acompanhe a leitura!

Planejamento estratégico

Estima-se que somente 35% das empresas brasileiras adotam o planejamento estratégico. Um número muito pequeno em frente às vantagens que esse recurso pode proporcionar.

A ideia do planejamento é traçar metas para os funcionários a fim de alcançar os objetivos estratégicos da empresa. Nesse sentido, as equipes já têm suas rotinas definidas pelo gestor.

Assim, há uma otimização do tempo, na medida em que todos sabem previamente o que fazer e qual a finalidade das tarefas.

Vantagens do planejamento de equipe

Ao definir as metas, o trabalho desempenhado pela equipe se volta para a realização dos objetivos, reduzindo a necessidade de interrupção do trabalho por surgimento de algum problema.

O planejamento de equipe previne o surgimento de obstáculos e facilita a resolução se eles eventualmente surgirem. Isso, sem dúvidas, confere agilidade ao desenvolvimento do trabalho.

Além disso, o planejamento torna mais concretos o papel de cada pessoa no funcionamento da empresa e a sua importância para o alcance de bons resultados. Isso não só motiva a equipe, como valoriza o papel de cada integrante.

Por fim, ao determinar um foco, a equipe se torna mais produtiva, na medida em que todos sabem a finalidade do trabalho e a importância de realizá-lo.

Implantação de um bom planejamento

Para implantar um planejamento de equipe bem-sucedido, algumas medidas devem ser adotadas. Entre elas, podemos citar:

Conheça a sua equipe

É fundamental que o gerente conheça a sua equipe. Ele precisa saber os pontos fortes e fracos de cada colaborador e, assim, delegar as funções de acordo com o que cada um tem de melhor.

Além disso, ao conhecer a equipe, o gestor sabe até onde pode ir, de modo a obter os melhores resultados sem levar as pessoas à exaustão.

Para isso, seja flexível. Se houver a necessidade de adequar o planejamento a uma determinada necessidade ou de fazer algum ajuste para que os funcionários trabalhem melhor, não hesite em fazê-lo.

Não estimule a competitividade

Existe um mito de que a competitividade torna os funcionários mais agressivos e, com isso, mais motivados a cumprir as metas. Seria uma forma de mostrar para os colegas e para os superiores que uns são melhores do que os outros.

No entanto, essa competição pode implicar uma divisão da equipe — além de pequenas brigas e desavenças no ambiente da empresa. Por isso, o ideal é que os colaboradores se organizem em harmonia e saibam trabalhar em equipe, ainda que recebam metas individuais.

Envolva os funcionários

Os colaboradores lidam no dia a dia com as necessidades, dificuldades e conquistas da empresa. Por isso, saiba aproveitar o conhecimento que eles acumulam.

Nesse contexto, envolva-os no processo de estabelecimento de metas e no planejamento estratégico da companhia. Afinal, eles sabem quais são as metas possíveis de serem alcançadas e onde o gestor pode exigir um empenho melhor.

Além disso, eles se sentirão mais valorizados e dispostos a desempenhar um bom trabalho.

Trace metas objetivas e alcançáveis

Estipular metas impossíveis apenas desmotiva a equipe. Com o passar do tempo, as pessoas ficam cansadas de perseguir algo que não podem cumprir e acabam por diminuir o ritmo de trabalho e a dedicação. Por isso, leve em consideração todas as variáveis ao estabelecer as metas.

Além disso, é preciso clareza e objetividade para fazer essa definição. Nesse sentido, não basta determinar que o objetivo da equipe é vender mais: é necessário traçar o objetivo de aumentar "x%" do faturamento da empresa no período de "z" meses, o que significa um aumento mensal de "y" nas vendas e corresponde ao aumento de 10% de "y" para cada funcionário, por exemplo.

Assim, cada funcionário saberá exatamente o que precisa fazer diariamente para alcançar a meta final.

Mantenha a sustentabilidade do negócio

Além das metas serem alcançáveis, elas devem ser sustentáveis. É preciso garantir que a equipe seja capaz de executar as metas traçadas com a mesma qualidade de trabalho.

Não é interessante propor metas que vão implicar a queda na qualidade do produto ou serviço final e, com isso, correr o risco de perder clientes.

Identifique os recursos

Ofereça os meios necessários aos seus colaboradores para que eles possam alcançar as metas. Não adianta exigir um esforço sobrenatural e não oferecer ajuda e apoio para garantir o êxito dos objetivos.

Por isso, faça antes um estudo sobre o que é necessário para viabilizar a conquista das metas planejadas. Pode ser a melhoria dos recursos tecnológicos, a capacitação dos funcionários ou a contratação de mais pessoas.

Ofereça os meios para o cumprimento das metas e demonstre para a sua equipe que se trata de uma tarefa mútua, em que todas as partes precisam estar envolvidas. E deixe claro para a equipe o que ela tem a ganhar.

Seja presente

Não basta traçar as metas e ficar de fora esperando que a equipe faça tudo. O ideal é que o gestor ou o gerente se faça presente no dia a dia da empresa, na execução das tarefas, mensurando os resultados e a produtividade.

Para isso, mostre-se aberto à sua equipe: os colaboradores devem saber que você quer ouvi-los. Outra forma de estar presente é fazer reuniões para monitorar a execução do planejamento. E para que esses encontros sejam ainda mais eficientes, prepare uma pauta sobre o que precisa ser discutido e peça aos funcionários para que façam o mesmo.

Estimule a sua equipe

Ao se fazer presente, você tem a oportunidade de identificar o comprometimento dos integrantes da sua equipe e traçar estratégias para intensificá-lo.

Para isso, dê retorno a cada um dos funcionários sobre o desempenho individual, ouça as dúvidas e necessidades deles e os oriente no que for preciso.

E, claro, reconheça e elogie os bons resultados. Os colaboradores precisam ser valorizados pelo bom trabalho. Além disso, você pode oferecer bonificações para cada meta alcançada.

Depois de conhecer as vantagens para o planejamento de equipe e ver essas dicas tão importantes, está na hora de colocar novas atitudes em prática na sua empresa.

Gostou do post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de diversos conteúdos sobre gestão de projetos e planejamento estratégico!

 

checklist-para-implantar-pmo.fw

banner-end-post-520x115-final 

 

Últimos e-Books grátis:

  • capa ebook blogslow2
    Implemente um PMO
  • 7-segredos
    Dashboards Estratégicos
  • Capa-ebook-10passos2
    Analista de Negócios
  • ebook-bi
    Project BI
  • gerenciamentoagil-blog
    Gerenciamento Ágil
  • canvasmodel-blog
    Project Model Canvas (Atualizado)